quinta-feira, 1 de julho de 2010

Descarte das lâmpadas fluorescentes

A preocupação com a reciclagem correta de pilhas e baterias vem sendo discutida há algum tempo. Afinal, esses produtos contém chumbo e outros minérios que podem poluir o lençol freático e o solo.

Mas o que muita gente não sabe é que as lâmpadas fluorescentes, como essa aqui do lado, brancas, frias, que são econômicas, também tem metais na constituição.
O principal deles é o mercúrio, por isso o descarte correto é super importante aqui também.

Apesar de consumirem 5 vezes menos energia e ainda durarem 45 vezes mais que uma lâmpada comum, aquela amarela, as fluorescentes carregam mercúrio, um metal tóxico, cancerígeno e extremamente prejudicial à saúde e ao meio ambiente.

Consumo

A cada ano são consumidas no Brasil cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes.
Desse total, 94% são descartadas em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento. Além de contaminar a região, a lâmpada pode liberar vapor de mercúrio caso se quebre. E isso claro, pode ser aspirado por quem manuseia o lixo ou passa pelo local.

A ação

Pensando em reverter esse quadro, a Academia EcoFit, em São Paulo, decidiu criar um dia para coletar as lâmpadas usadas. Então, no próximo sábado, dia 3 de julho, a EcoFit em parceria com a Naturalis Brasil promove a operação Papa-Lâmpada.

Dá pra dizer que a campanha junta a fome com a vontade de comer. A EcoFit deseja promover a discussão da importância de descartar esses materiais corretamente. E a Naturalis Brasil é uma empresa especializada na descontaminação de lâmpadas fluorescentes.


Como é

"Com um processo licenciado pela CETESB, a Naturalis Brasil faz a descontaminação in loco, levando o Papa-Lâmpadas até o local gerador do resíduo. Este equipamento possui um duplo sistema de filtros: o pó de fósforo é retido em um filtro de celulose e o mercúrio é retido por um carvão ativado. Após a descontaminação, praticamente todos os materiais da lâmpada são reciclados." explica Ester Ribeiro, engenheira ambiental, responsável pelo departamento de Sustentabilidade da EcoFit.

Então, vamos la?

Quem mora em São Paulo pode passar na EcoFit neste sábado, dia 3 de julho, entre 10h e 15h e entregar as lâmpadas velhas ou queimadas para a equipe responsável. Além de receber o material, a equipe mostrará o processo de descontaminação e seu funcionamento. Mas atenção: entrege as lâmpadas embaladas em jornal, papelão ou plástico bolha para evitar possíveis acidentes.

Uma ação que promove a educação ambiental, a perpetuação de valores sociais e a união da sociedade. Passe essa idéia adiante!

Participe e divulgue!


Serviço
Campanha de Coleta e Descontaminação de Lâmpadas Fluorescentes
EcoFit - Rua Cerro Corá, 580, Alto de Pinheiros, São Paulo
Neste sábado, 3 de julho, das 10h às 15h

Nenhum comentário: